Florianópolis, 19.02.2026 – A La Moda concluiu um amplo diagnóstico e benchmarking ESG, conduzido pelo Instituto SENAI de Tecnologia em Excelência Operacional, com o objetivo de aprofundar sua estratégia de sustentabilidade. O estudo avaliou a empresa com base na metodologia do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, posicionando a La Moda em uma rota de evolução em governança, responsabilidade social e meio ambiente.
A consultoria analisou 188 questões distribuídas entre capital humano, capital social, governança corporativa, modelo de negócio e inovação, meio ambiente e mudanças climáticas, replicando as mesmas perguntas respondidas pelas empresas de capital aberto avaliadas pelo ISE.
“Isso permitiu uma avaliação comparativa precisa sobre o nível atual de maturidade da La Moda, evidenciando seus pontos fortes e as áreas em que há maior potencial de avanço”, avalia Hugo Feuser da Rosa, Head de Sustentabilidade, da La Moda.
O apoio às empresas na adoção de práticas de sustentabilidade com rigor técnico e visão estratégica é vital para a transformação do negócio, explica o diretor regional do SENAI, Fabrízio Pereira.
“O diagnóstico ESG oferece clareza sobre onde a empresa está e para onde pode avançar. Para quem já possui uma agenda consistente, o estudo se torna um mapa detalhado para elevar sua maturidade ao nível das grandes referências do setor”, frisa Pereira.
Foco no crescimento sustentável
Como resultado, a empresa obteve um diagnóstico estruturado, com orientações práticas para fortalecer governança, revisar políticas internas, aprimorar a gestão de riscos, atualizar sua matriz de materialidade e adotar padrões internacionais de transparência, como GRI e IFRS. “O relatório apresenta caminhos para construção de metas mensuráveis, indicadores robustos e planos de ação que sustentem o crescimento sustentável da companhia”, explica André Teixeira, consultor do Instituto SENAI de Tecnologia em Excelência Operacional.
O benchmarking mostrou que, apesar de desafios típicos de empresas em processo de fortalecimento de suas estruturas ESG, a La Moda apresenta diferenciais competitivos importantes. O estudo foi relevante para balizar os próximos avanços que a La Moda irá acelerar nas dimensões ambiental, governança, engajamento social e inovação voltada à sustentabilidade, elementos cada vez mais demandados por investidores, consumidores e parceiros comerciais.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.
